Entenda a importância do controle de pragas no seu estabelecimento.jpg

Entenda a importância do controle de pragas no seu estabelecimento

Veja agora o que é preciso verificar para ter um bom controle de pragas em restaurantes.

O controle de pragas em restaurantes é algo extremamente relevante para qualquer empreendedor dessa área. Afinal, se o estabelecimento sofrer com infestações de ratos, baratas ou insetos, o risco de contaminação dos alimentos é enorme.

Mais do que cumprir a legislação, ter esse controle é essencial para que os seus clientes tenham a certeza de que estão consumindo alimentos preparados com cuidado e qualidade. A questão envolve a saúde das pessoas e é por isso que se faz tão importante.

Saiba como é regulamentado o controle de pragas em restaurantes

Sérgio Bocalini, vice-presidente executivo da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag) explica que “existem legislações que regulamentam a atividade de controle de vetores e pragas urbanas, uma vez que esse trabalho, quando não conduzido de forma adequada, por empresas especializadas, pode vir a ofertar riscos para a população e para o meio ambiente”.

O especialista também comenta que existe uma série de documentos legais que devem ser seguidos em todas as localidades. Porém, podem existir legislações municipais e, por isso, é indicado consultar a Vigilância Sanitária de cada cidade.

As principais legislações que regulamentam o controle de pragas em restaurantes são as seguintes:

Veja o porquê de ser importante fazer o controle de pragas em restaurantes

Contratar uma empresa especializada no controle de pragas urbanas é muito importante para os estabelecimentos do setor alimentício, conforme explicamos. A atividade envolve diversas boas práticas na fabricação e manipulação de alimentos.

“A presença desses animais pode vir a contribuir para o transporte de microrganismos patogênicos, além do afastamento do público consumidor, pelo fato de provocar forte repulsa para o consumo de alimentos que apresenta partes de insetos que se encontram fora do padrão legal”, explica Bocalini.

Ações práticas para ter um controle de pragas eficiente

Para garantir que o controle de pragas em restaurantes seja eficiente, é necessário que os gestores façam a contratação de uma empresa especialista na área. O vice-presidente da Aprag orienta que seja verificado:

  • O registro da empresa na Vigilância Sanitária do Estado e do Município;
  • Se a empresa possui técnico legalmente habilitado e registrado no devido conselho regional;
  • Se a empresa se encontra registrada no mesmo conselho que o técnico responsável;
  • Se a empresa tem conhecimento e certificações de treinamento para a implementação de um Programa de Controle Integrado de Pragas no Segmento Alimentício.

Tendo conhecimento sobre a importância do controle de pragas em restaurantes, convém que você verifique se tudo está em dia no seu estabelecimento. Assim, garante pratos saudáveis para os seus clientes, além de não ter problemas com possíveis fiscalizações.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar