ver mais no self service.jpg

Tudo para que você possa vender mais no self-service

Listamos algumas dicas para os restaurantes que desejam vender mais no self-service. Não deixe de conferir!

Você sabia que 60% dos trabalhadores preferem almoçar em restaurantes comerciais? Esse dado foi revelado em uma recente pesquisa realizada pela Ticket. De acordo com o estudo, as pessoas são fiéis às suas rotinas, de modo que “o hábito, a conveniência e a comida são as principais razões de escolha na hora do almoço fora de casa”. E essa realidade é excelente para os restaurantes conseguirem vender mais no self-service.

No entanto, ao trabalhar com buffets a quilo, alguns cuidados devem ser tomados para encantar os clientes e alcançar o sucesso.

5 dicas para vender mais no self-service

Existem algumas boas práticas que ajudam a atrair e fidelizar os clientes em um restaurante self-service. Confira, a seguir!

1. Escolha o cardápio de forma criteriosa

Para vender mais no self-service, o cardápio precisa ser escolhido de forma estratégica. É preciso compreender quais são os gostos dos seus clientes e atendê-los.

Ao mesmo tempo, também é interessante buscar alternativas para se diferenciar da concorrência. O consultor e chef Gustavo Benini explica que pode ser feito “um cardápio temático, em algumas ocasiões, por exemplo, um festival de sopas no inverno ou de sucos no verão”.

2. Faça uma boa disposição dos alimentos

Sobre a disposição dos alimentos, recomenda-se seguir um padrão. Benini explica que devem ser colocadas “entradas e saladas juntas, de preferência em mesa refrigerada. Acompanhamentos também juntos, e, no final do buffet, as carnes. A sobremesa geralmente separada em outra mesa fria”.

Benini também destaca que é preciso ter cuidado com a apresentação da comida, deixando o arroz sempre soltinho, por exemplo. Ele também alerta que “é importante evitar os clichês, como flores feitas com tomate em cima da salada de maionese”.

3. Tenha cuidados com a higiene

Se existe uma coisa que as pessoas observam em um restaurante é a higiene. Benini ressalta que “não adianta a comida estar impecável e as louças terem marcas de sujeira”.

Para vender mais no self-service, portanto, ter cuidados com a higiene e limpeza é fundamental!

4. Automatize as atividades

Em tempos de transformação digital, automatizar algumas atividades na cozinha é uma boa ideia para agilizar os processos e prestar um atendimento de mais qualidade ao cliente. Além disso, a tecnologia também reduz a incidência de falhas.

Benini destaca que é muito interessante para  os restaurantes “automatizar pedidos com softwares, que enviam as informações diretamente para a cozinha e o bar”. Assim, há um alinhamento maior entre os garçons e a equipe que prepara os alimentos.

5. Crie promoções de fidelização

Criar promoções de fidelização é uma excelente maneira para vender mais no restaurante a quilo. Além de práticas tradicionais, como os programas de pontos, que dão descontos ou refeições grátis, Benini também recomenda que sejam feitas parcerias com empresas locais.

De tal maneira, podem ser oferecidos descontos para os funcionários de empresas que fiquem localizadas próximas ao restaurante.

Para finalizar, uma dica extra para vender mais no self-service: aceite todos os tipos de vale-refeição no seu restaurante. Afinal, as empresas geralmente oferecem esse benefício aos funcionários e para eles é mais vantajoso pagar com o vale do que com dinheiro, por exemplo. 

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar