Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

uniforme em restaurante.jpg

Uso de uniformes em restaurante é vantajoso para a empresa e seus colaboradores; entenda

Fazer ou não fazer o uso de uniformes em restaurante? Essa é uma dúvida que muitos empresários do setor gastronômico têm. Porém, a resposta é simples: sim, é preciso ter uma vestimenta padrão para os colaboradores.

O uniforme traz vantagens tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. A seguir, mostraremos as principais delas, além de mostrar sobre os tipos de tecidos que podem ser escolhidos, bem como a composição visual das peças.

Continue a leitura nos tópicos a seguir e confira!

Veja quais são as vantagens do uso de uniformes em restaurante

Erick Nerback, diretor da empresa de uniformes Bragard, explica que o uso de uniformes em restaurante tem vários benefícios, além do óbvio de manter a higiene e proteção. "Quando opta pelo uso do uniforme, um restaurante ganha um visual coerente em frente ao seu público. Isso pode ser percebido pelo trabalho que é feito com a identidade visual da marca, por exemplo" diz.

Para os funcionários, o uso de uniformes em restaurante também é vantajoso. Nerback comenta que vestimenta valoriza o empregado. “As peças simplificam a identificação do cargo do usuário, para que o cliente saiba a quem se direcionar”.

Conheça os tipos de uniformes mais recomendados

Existem diferentes tipos de uniformes que podem ser utilizados em estabelecimentos gastronômicos. O especialista comenta que é necessário observar diferentes aspectos, de acordo com o ramo de atuação do empreendimento. “Para bares, cafés, docerias e padarias recomendamos modelos mais modernos, que complementem a imagem da empresa e dos seus produtos”.

Para os chefs, ele indica peças tradicionais, em cores claras. Já para os auxiliares, produtos resistentes, que sejam fáceis de lavar e passar.

Saiba como escolher os melhores tecidos para uniformes

A escolha de tecidos também é um ponto importante, quando falamos no uso de uniformes em restaurante. Nesse sentido, o melhor é sempre optar por combinações de poliéster e algodão. “O poliéster é muito resistente e, quando combinado com o algodão, oferece um produto de longa durabilidade e muito agradável para o colaborador”, destaca Nerback, ao comentar sobre o melhor material para o uniforme dos profissionais da cozinha.

Porém, para as pessoas que atendem o público, como garçons e caixas, o profissional recomenda o uso de peças especiais, como as feitas com algodão egípcio. Ele também comenta que é preciso evitar peças feitas 100% em poliéster. Isso porque “esses tecidos são quentes demais para  o usuário”.

Entenda como escolher as cores e elementos visuais do uniforme

Muitas vezes os restaurantes querem inovar e escolher cores diferenciadas, porém isso não é recomendado. Nerback orienta que os restaurantes e hotéis tentem usar peças com cores brancas e apliquem os seus logotipos ou nomes bordados na cor desejada.

Para exemplificar os perigos de optar por outras cores, o especialista traz um exemplo prático. “Se a sua empresa for comprar uma camisa com um friso de um certo tom de azul, isso poderá resultar em vários problemas. O modelo precisa ser desenhado especificadamente para  o seu negócio, limitando a escolha do fornecedor e aumentando o tempo de entrega. Um tecido diferente pode ter problemas na lavagem, e, na hora de repor o produto, ele dificilmente terá o mesmo tom. Finalmente, a sua empresa terá que fazer um pedido com uma quantidade mínima cada vez e manter um estoque. Tudo isso encarece a compra”, finaliza.

TAG: uniforme
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar