Gestão, Marketing

Guia pet friendly: como receber animais em restaurantes

Os pets são os queridinhos de muitas famílias brasileiras. E por isso é importante você pensar em uma maneira de recebê-los em seu restaurante. No entanto, para ajudá-lo, preparamos este post. Nele, você vai saber como receber animais em restaurantes.

Também vamos explicar que atrair os clientes que não se desgrudam dos seus pets é uma ótima oportunidade para fidelizar consumidores. No entanto, é preciso pensar nos cuidados com a higiene e a limpeza do lugar, e também no que diz a vigilância sanitária sobre o assunto.

Como receber animais em restaurantes e fidelizar os clientes

A fundadora do Café Cultura, Luciana Melo, conta sua experiência com o conceito pet friendly. Em março de 2018, passou a oferecer mais do que um espaço pet, mas um ambiente projetado especialmente para os animais de estimação.

“O novo espaço pet fica na lateral da entrada do café, onde há uma varanda com mesas, bancos e almofadas, onde os cães e gatos podem relaxar com seus tutores. O local também conta com comedouros, bebedouros, ganchos para prender as guias dos animais, papeleira, lixeira e eventualmente são realizados eventos que visam divulgar informações sobre o mundo pet”, explica Luciana.

Ela entende que os pets são muito importantes para seus clientes e por isso trata os animais da melhor maneira possível. Luciana diz que a fidelização de clientes é algo que acontece naturalmente quando se supre os diferentes interesses e as necessidades de quem frequenta seu estabelecimento.

Atraia clientes com este diferencial

De acordo com Luciana, a busca por uma vida mais feliz, saudável e prazerosa, onde os pets são um elemento fundamental tem sido mundial. “Os animais são vistos como membros da família e os estabelecimentos que não se adaptarem a essa nova realidade vão perder clientes. Portanto, é preciso pensar nessa nova realidade“, enfatiza.

Para você que deseja saber como receber animais em restaurantes, há algumas dicas simples que podem ser adotadas. Veja:

Espaço pet é alternativa para fidelizar clientes. Foto: Sabrina Nas
Espaço pet é alternativa para fidelizar clientes. Foto: Sabrina Nas

1. Tenha potes com água

No caso dos potes coletivos, eles devem ser abastecidos com água potável e fresquinha. É necessário trocar a água com frequência. É importante que um funcionário confira se o pote está cheio. Também não se esqueça de que a água deve ser filtrada.

Já no caso dos potes individuais, vale investir em pelo menos 5 unidades. Assim que o pet chegar, leve-o a mesa. Você ganhará vários pontos com o cliente logo de saída. Dê toda a atenção que o pet e o cliente precisam.

2. Use colchonetes

Essa é outra dica para você que deseja saber como receber animais em restaurante. O uso de colchonetes é um grande diferencial para o estabelecimento que queira investir no conceito pet friendly.

O colchonete delimita o espaço em que o pet é permitido ficar. Assim fica mais confortável para o animal e quentinho nos dias frios. Além disso, você evita que o cão ou o gato se sujem no chão.

Agora uma dica de ouro para quem deseja realmente fidelizar o cliente e saber como receber animais em restaurantes é montar um cantinho pet frendly com caminha e brinquedos. Os bichanos amam esse tipo de espaço!

3. Ofereça petiscos ou cardápio para pets

O petisco representa o mimo. Mesmo que o pet não vá comer é sempre bom ser lembrado. Oferecer um cardápio especial também pode ser uma boa opção para você que quer saber como receber animais em restaurante. Você pode pensar em uma comida mais saudável e de preferência sem sal e/ou ração.

Cuidados com higiene e limpeza

Luciana orienta que quem deseja saber como receber animais em restaurantes precisa ficar atento aos cuidados com higiene e limpeza. Segundo as normas da vigilância sanitária, é necessário que o estabelecimento tenha um ponto com água corrente e um colaborador para fazer a limpeza do ambiente em que ficarão os pets.

Esse colaborador também não poderá exercer outras funções que envolvam a manipulação de alimentos.

“A limpeza do local deve ser feita semanalmente com produtos específicos para prevenir a proliferação de carrapatos e pulgas. Todos os nossos colaboradores são instruídos a orientar os tutores para que permaneçam na área externa com os animais, sem contato com áreas de cozinha e bar, assim evitando a contaminação dos alimentos”

Além do que Luciana faz em seu empreendimento, também é importante ficar atento a:

– Regras da Vigilância Sanitária

Consulte a Vigilância Sanitária da sua cidade para saber quais são os lugares em que o seu cliente pet é permitido ficar. Como regra geral, são permitidos animais em calçadas e varandas de restaurantes, bares, padarias e cafés.

– Legislação do seu município sobre como receber animais em restaurantes

Verifique o que diz a legislação do seu município em relação ao cliente pet. Em São Paulo, por exemplo, a área específica para cliente com cães ou gatos deve ser coberta e arejada, ter um ponto de água para a limpeza e exclusivo para faxina. Alimentos não devem ser manipulados nesta área.

Agora que você aprendeu como receber animais em restaurantes, que tal investir nesse tipo de negócio? Siga as nossas dicas e tenha um pet frendly de sucesso! 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *