Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

alimentos-funcionais-restaurante

Alimentos funcionais em restaurante ganham mais espaço

Se de um lado os consumidores buscam alimentos saudáveis, de outro, os alimentos funcionais em restaurante têm despertado a atenção dos empreendedores. Isso porque a busca pela alimentação saudável deixou de ser “moda” e tornou-se questão de saúde.

De olho nesse segmento, muitos empreendedores do ramo de alimentação fora do lar viram uma grande oportunidade de negócio.

Em 2018, a Fiesp publicou um material que mostrou que oito a cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para consumir uma alimentação saudável. No estudo, 71%  dos entrevistados também apontaram que preferem comprar opções mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar mais caro. A pesquisa ouviu 3 mil pessoas em 12 regiões brasileiras.

Como inserir os alimentos funcionais em restaurante

1. Invista em sucos detox

De acordo com Laysla Tuayar Guerra, nutricionista, o suco laxativo como o detox pode ser usado como um dos alimentos funcionais em restaurante, padarias e lanchonetes. É um suco para o público adulto. Além de ajudar no funcionamento do intestino, ele é rico em ômega 3. Para preparar uma porção da bebida, a nutricionista orienta:

Use uma cenoura pequena, uma laranja sem semente, um pedaço pequeno de mamão, uma colher de sobremesa de linhaça dourada, 250 ml de água e bata tudo no liquidificador. Sirva sem coar”.

2. Faça smoothie de frutas vermelhas

Smoothie de frutas vermelhas é uma preparação com propriedades que protegem o organismo contra doenças cardiovasculares. Para uma porção da bebida, utilize:

  • 1 xícara de frutas vermelhas congeladas;
  • Meia unidade de banana caturra congelada;
  • Meia xícara de água de coco;
  • 1 colher de sobremesa de chia;
  • Adoçante natural.

No liquidificador, bata todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea e sirva em seguida.

3. Prepare pratos saborosos

O carpaccio de abobrinha com molho pesto é outra sugestão da nutricionista para inserir alimentos funcionais em restaurante. A preparação é simples e utiliza ingredientes ricos em gordura monoinsaturada, anti-inflamatória e fibras. Para preparar uma porção do prato é necessário:

  • 1 abobrinha italiana grande;
  • 1 xícara de folha de manjericão;
  • 2 colheres de sopa de castanhas;
  • 1 dente de alho;
  • Meia xícara de azeite de oliva;
  • 1 colher pequena de parmesão ralado;
  • Sal.

“Para preparar o alimento, você deve fatiar a abobrinha com casca em rodelas finas. Coloque em uma peneira e salpique o sal, deixando curtir por 5 minutos para desidratá-las, porém mantendo-as crocantes. Enxágue bem para retirar todo o sal e reserve. No processador do liquidificador, bata o azeite, as castanhas, o parmesão e o alho até obter uma mistura homogênea. Acrescente as folhas de manjericão e sal a gosto. Bata novamente. Em seguida, utilize uma travessa rasa, disponha as rodelas de abobrinha, acrescente o molho pesto e finalize com as castanhas”, explica a nutricionista.

Como aumentar o faturamento do negócio com alimentos funcionais em restaurantes?

Para a nutricionista, o importante é investir em alimentos que agradam um público praticamente de atividade física, preocupados com a saúde, bem estar e estética. Segundo ela, este é um público que investe em alimentos saudáveis, visando o objetivo ao longo prazo.

A nutricionista também enfatiza que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) orienta que um alimento para ser funcional tem que atender as seguintes características:

  • Ser composto de ingredientes naturais;
  • Fazer parte da dieta diária;
  • Ser um alimento que, quando consumido apresente uma função especial no corpo, como: melhoria dos mecanismos de defesa imunológica, anti-inflamatória e antioxidante.

Os estabelecimentos que desejam produzir alimentos funcionais em restaurante também devem atender a Resolução 19, de 1999, da ANVISA sobre rótulos desse tipo de alimento. O rótulo deve ter informações como ingredientes, modo de preparo, benefícios para a saúde e validade.

Quais os primeiros passos para preparar um cardápio variado com alimentos funcionais em restaurante?

Utilize alimentos de qualidade

É importante utilizar alimentos de qualidade para preparar os pratos. Para pães ou até mesmo massas, escolha farinhas integrais, de arroz ou de aveia.

Prepare pratos coloridos

Use, abuse da sua imaginação e prepare pratos coloridos. Utilize verduras e legumes, e faça saladas saborosas que chamam a atenção dos clientes.

Invista em preparações com preços acessíveis

Preste atenção em seu público. Se o seu restaurante é mais popular, invista em uma preparação com preços acessíveis. Utilize alimentos naturais, capriche nos sabores e na apresentação dos pratos.

Agora que você aprendeu como utilizar os alimentos funcionais em restaurante, poderá preparar pratos que deixam os clientes com água na boca, não é verdade? Invista em novidades e conquiste ainda mais o mercado de alimentação fora do lar!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar