Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Saiba como escolher e preparar um chá impecável para diversificar seu cardápio

Como preparar um chá impecável para diversificar seu cardápio

Na temporada de frio, os chás ganham mais espaço no paladar dos apreciadores de uma bebida relaxante e saborosa. Por isso, merecem aparecer em destaque no cardápio do seu estabelecimento como forma de diversificar o cardápio e diferenciá-lo diante da concorrência. Um chazinho que caia no gosto do cliente, no entanto, requer critérios na escolha da matéria-prima e cuidado no preparo para preservar as propriedades e elevar o sabor.

Chás especiais, também chamados de gourmet, têm reconhecidas qualidades, sobretudo pelo método com que são produzidos, e que segundo Yuri Hayashi, especialista na Escola de Chá Embahú, são elevados ao nível de vinhos e cafés por seus entusiastas mundo afora. “As folhas recebem processamentos especiais, sua manipulação muitas vezes possui processos manuais e são concebidos com maior atenção, prezando por seus aromas e sabores.”

Para evitar queimar a matéria-prima, tempo e temperatura merecem especial atenção, inclusive com a adoção de equipamentos adequados

Comprovação de origem é uma maneira simples e bastante eficaz de garantir uma boa experiência na xícara. Originários da China e da Índia estão na linha de frente dos chás puros, enquanto aqui no Brasil, o Vale do Ribeira, em São Paulo, é o berço produtor. Buscar no rótulo pela planta Camellia sinensis também é importante, pois ela é que gera os chás de classificação pela cor (chá branco, verde e preto, por exemplo). Plantas como camomila, hortelã e mate, explica a especialista, produzem a bebida chamada tecnicamente de infusão.

Aceita uma xícara de chá?

Quando compramos um chá especial, ele já vem com uma série de informações de preparo que precisam ser respeitadas para servir uma bebida com sabor agradável. Para evitar queimar a matéria-prima, tempo e temperatura merecem especial atenção, inclusive com a adoção de equipamentos adequados. “Recomendo ter em mãos chaleiras elétricas com controle de temperatura, assim como timers de cozinha para o controle do tempo.” Para finalizar, vale lembrar daquela que é responsável por 98% do corpo do chá: a água. Ela tem de vir de uma boa fonte mineral para o sabor ter a vivacidade esperada.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar