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Já ouviu falar de grab and go Conceito estrangeiro se aproxima da rotisseria no Brasil

Conceito grad and go se aproxima da rotisseria no Brasil

As opções de alimentação fora do lar têm aumentado. Além dos serviços de delivery  e drive-thru, o Brasil está tomando gosto por outra opção, também batizada em inglês: o grab and go. Embora na Europa e nos Estados Unidos seja relacionado para vending machines de bebidas e alimentos em geral, por aqui ainda é embrionário, usado para máquinas de refrigerantes e como sinônimo de rotisserias, que servem comida caseira, fresca e pronta para levar para casa.

Pesquisa "Hábitos Alimentares – Uma Década sobre Alimentação no Brasil", parceria entre a Toledo & Associados e a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), que compreende o período de 2005 a 2015, afirma que, hoje, 40% das despesas de alimentação fora de casa são gastos em comida para ser consumida em casa ou no trabalho, em formatos como take away e drive-thru. Nos Estados Unidos, esse dado salta para 60%.

Segundo o diretor da ECD, consultoria especializada em food service, Enzo Donna, o crescente sucesso desse modelo de serviço em território nacional é justificado pelo fato de o brasileiro valorizar e almejar por uma comida com tempero caseiro para levar para casa. Redes como Eataly, Zaffari e Hirota têm explorado a ideia.

O conceito, no entanto, não é tão novo. O Pão de Açúcar começou a oferecer pratos frescos há 15 anos, a partir de um projeto de rotisseria dentro do supermercado. O conceito evoluiu e, hoje, a unidade Real Parque é a primeira da rede a ser construída especificamente para que os clientes possam observar todo o processamento da comida. Nessa loja, especificamente, a rotisseria chegou a representar 10% do faturamento. “Se você pensar que o açougue atingia 8% e a padaria 3%, esse número é muito expressivo”, comenta Donna.

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