Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ultracongelamento

Conheça o ultracongelamento

 

O que é o ultracongelamento?

 

O ultracongelamento é definido como um processo de congelamento e resfriamento rápido. Ele é realizado por um equipamento chamado ultracongelador.

Esse equipamento reduz rapidamente a temperatura dos produtos perecíveis ou não, mantendo assim suas características originais e nutricionais intactas, reduzindo a possibilidade de proliferação d bactérias e qualquer outro fator que comprometa a qualidade do alimento.

Os ultracongeladores conseguem resfriar ainda mais os alimentos. Eles mantêm a temperatura entre -1°C e -25°C. Essas temperaturas são as mais adequadas para o congelamento de aves, frutos do mar, carnes, polpas e sorvetes.

Outro diferencial do ultracongelador é o tempo que o equipamento leva para resfriar o produto, ou seja, a capacidade que a máquina tem de realizar o congelamento total do alimento.

“No ultracongelador, o tempo para realizar o ciclo de resfriamento é de 1 hora apenas, o que representa um rendimento de 60% superior a uma câmara fria. Isso ocorre em função do dimensionamento dos ventiladores, do evaporador e do tamanho da câmara das duas máquinas”, explica Paulo Berbel, responsável pelo Setor de Ultracongeladores da Prática.

Para começar a utilizar o equipamento, você deve levar em conta as demandas de uma cozinha de um restaurante ou padaria. O ultracongelador sai na frente quando o assunto é armazenamento de alimentos refrigerados, pois o sistema tem muitas vantagens como abordaremos no próximo tópico deste artigo.

 

Benefícios do ultracongelamento

 

 

Atende às normas da Anvisa

 

O ultracongelamento atende as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a Agência, as temperaturas de 5°C a 57°C representam perigo. É quando as bactérias se proliferam com mais facilidade. No ultracongelamento, a temperatura é inferior a -1°C.

 

Absorve o calor mais rapidamente

 

O túnel de ultracongelamento recebe produtos em altas temperaturas e absorve o calor de maneira mais eficaz.

 

“Se você precisar resfriar um produto pré-assado quente, como um pernil, por exemplo, o ultracongelador reduzirá a temperatura com mais rapidez, mantendo assim a qualidade do alimento e evitando a desidratação”, afirma Berbel.

 

 

Consome menos energia

 

O ultracongelamento leva menos tempo para resfriar o produto. Portanto, o consumo de energia é menor em relação à câmara fria. Além disso, o equipamento possui válvula de expansão eletrônica que controla o gasto de energia e gera mais ar frio, resultando em uma maior eficiência.

 

Possui fácil instalação

 

A instalação do equipamento é modular, ou seja, rápida. Outra vantagem do chamado túnel de ultracongelamento é que ele ocupa 60% menos espaço do ambiente da cozinha do que a câmara fria. Uma boa dica para quem tem uma cozinha pequena, não é mesmo?

 

Exige uma pequena mão de obra

 

Enquanto uma câmara fria exige maior quantidade de mão de obra, no túnel de ultracongelamento há duas portas. Uma é para a entrada de produtos e a outra para que você possa retirá-los. A temperatura do equipamento vai a -18°C no núcleo do alimento em menos de 1 hora!

 

Como é o ultracongelador?

 

O ultracongelador é um equipamento de alta qualidade que garante o congelamento seguro dos produtos. Além disso, ele é robusto e funciona com alto potencial. É uma máquina que trabalha no limite da sua capacidade.

Segundo a Prática, o ultracongelador deve sempre ser fabricado com componentes de primeira linha e alta tecnologia. Por isso, é importante ficar atento aos padrões de produção do fabricante e verificar os seus selos e certificados de excelência do equipamento.

Como você pode ver, o mercado de alimentação fora do lar tem que se adequar as novidades tecnológicas, pois o uso de produtos congelados em restaurantes food service é uma forte tendência. Os congelados oferecem praticidade e agilizam o preparo dos pratos em padarias e restaurantes.

Na 35ª edição da Fispal Food Service, você encontrará a Trilha do Ultracongelado - uma atração inédita e exclusiva que te mostrará na teoria e na prática como funciona o processo de ultracongelamento. Confira todas as informações e marque na sua agenda a data da nossa próxima edição!

TAG: Vídeos
Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar