Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conheça os segredos para fazer uma boa harmonização de cerveja

Conheça os segredos para fazer uma boa harmonização de cerveja

Quando você escuta falar em harmonização, qual é o primeiro termo que vem à sua cabeça? Se você disse vinho, saiba que a técnica de harmonizar bebidas e comidas vai muito além desse tipo de bebida.

As cervejas têm conquistado cada vez mais espaço nas refeições, visto que sua combinação com pratos requintados e do dia a dia é muito mais simples do que a realizada com vinhos.

Quais alimentos combinam com quais cervejas?

As cervejas são bebidas democráticas, ou seja, combinam com praticamente todos os tipos de alimentos. Como existem cervejas com características completamente diferentes umas das outras, é muito mais fácil encontrar um tipo de bebida que combine com uma determinada refeição.

Por isso, é possível harmonizar cervejas com pratos sofisticados como carnes, massas e sobremesas, como também com pratos leves, petiscos e até mesmo frutos do mar. Tudo vai depender do tipo de cerveja que você escolher para combinar com o alimento que vai para sua mesa.

Para Daniel Magri, Chef de cozinha e especialista em harmonização de cerveja,  todo alimento tem uma ou mais cervejas para harmonização. Para ele, o que as difere é a sensação que você quer oferecer a quem quer fazer a degustação.

"Se você sabe que a pessoa é mais conservadora, a sugestão é a de servir pratos mais leves com cerveja da mesma intensidade. Se a pessoa é mais arrojada e gosta de arriscar, a sugestão é fazer contraste entre a comida e a cerveja, oferecendo harmonizações com cervejas mais intensas", completa Magri.

Há um passo a passo para harmonizar?

Para iniciar um bom processo de harmonização de cervejas e pratos é preciso, inicialmente, estabelecer uma ordem de definição da refeição que será servida. É interessante sempre iniciar a escolha pelo item que você pretende valorizar na refeição.

Se o seu objetivo é saborear uma cerveja específica, defina qual será o rótulo para, a partir daí, estudar as características do prato que será servido. Se você pretende, entretanto, encontrar uma cerveja que combina com sua receita, é importante compreender as principais características do seu prato para, depois, procurar a cerveja ideal para essa finalidade.

Copos influenciam nesse processo?

Existem copos diferentes para diferentes cervejas exatamente porque esses utensílios influenciam, sim, na maneira como você degusta essa bebida. Além de favorecerem o aspecto visual e a formação da espuma, os copos ajudam a favorecer o sabor e o aroma da bebida, distribuindo-a corretamente pela língua e até mesmo para nossas narinas.

Daniel Magri concorda que os copos podem melhorar a sensação e garantir uma experiência completa. "O copo não será o fator determinante para a sensação. A escolha do copo 'errado' não irá anular as características da cerveja".

Portanto, ficar atento ao tipo de copo que deve compor a estratégia de harmonização da cerveja é interessante, mesmo não sendo este um fator essencial.

Como não errar?

É difícil falar em não errar, pois no final das contas a harmonização não é uma ciência exata. Magri diz que "sempre haverá pessoas que gostarão mais e outras menos". Porém, existem alguns conhecimentos básicos que podem tornar a tarefa de harmonizar uma cerveja mais fácil. Separamos abaixo alguns deles:

  • Cervejas fortes devem acompanhar pratos com sabores intensos, enquanto cervejas leves acompanham pratos leves;
  • Lagers são sempre bebidas mais leves e Ales são mais fortes;
  • Alimentos picantes devem ser combinados com cervejas mais lupuladas e amargas;
  • Cervejas escuras combinam com alimentos igualmente escuros (como tostados e grelhados);
  • É mais fácil escolher uma cerveja da mesma região do prato que você vai preparar, ou um prato da região de produção da cerveja que você vai beber: eles costumam combinar;
  • Quanto maior o teor alcoólico, mais intenso deve ser o prato;
  • Pense sempre nos sabores que combinam (como pratos defumados e cervejas defumadas), mas também em sabores que são extremos opostos (como uma refeição picante e uma cerveja refrescante, como as mais lupuladas).

Algumas dicas relacionadas com as receitas das cervejas podem também ajudar na harmonização:

  • Pilsens sempre combinam com pratos e petiscos leves, além de saladas e frutos do mar;
  • As Weiss, que são as cervejas de trigo, também são leves e combinam com saladas e comida japonesa;
  • Viennas Lagers são excelentes para combinar com hambúrgueres;
  • As saborosas IPAs são excelentes para combinar com comidas mais gordurosas, que limpam o paladar;
  • Cervejas escuras, como a Porter ou a Stout, combinam muito bem com cafés e chocolates, além de algumas sobremesas que seguem a mesma tendência;
  • Cervejas Rauchbier, que são as defumadas, são excelentes para churrascos, feijoadas e outros pratos com embutidos e feijão.

Há erros comuns?

Apesar de ser uma técnica simples de combinação, existem erros comuns que ocorrem na harmonização de cervejas com pratos. O maior deles é colocar receitas e bebidas que, claramente, competem no sabor, prejudicando a experiência de ambos.

Um dos maiores erros é acreditar que um prato, por ser excelente em sabor, harmonizará com uma excelente cerveja. O chef completa que "ambos podem ser maravilhosos, mas se você não levar em consideração: semelhança, contraste, corte e complemento, ambos pode ser especiais, porém a refeição pode não ser tão excepcional".

As regras apresentadas acima são simples e garantem que você acerte na grande maioria das vezes que optar por combinar a uma cerveja com o prato que vai servir.

Além disso, combinar uma cerveja com o alimento ou prato que será servido, é algo que vai muito além da sofisticação, mas sim um cuidado que influencia significativamente na experiência gastronômica.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar