Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Drinques de cerveja: associando ainda mais sabor para um produto que já é uma delícia

Drinques de cerveja: associe ainda mais sabor ao produto

Não precisa ser nenhum expert em cervejas para saber que esta é a bebida preferida dos brasileiros. Todo amante de cerveja busca e se interessa por aquele exemplar especial e na temperatura certa para degustar.

Mas, você sabia que a cerveja deixou de ser uma bebida “solitária” e vem se tornando um ingrediente exótico (e muito especial) usado nos mais diversos drinques nos mais diversos restaurantes e bares?

Tal especialização vem trazendo grande vantagem competitiva para estabelecimentos que oferecem mais opções em seus cardápios.

Mistura de sabores únicos e originais

Assim como os entusiastas de uísque, os apreciadores de cerveja mais conservadores acreditam que bebida deve ser ingerida somente na forma pura.

Eles até podem estar certos, no entanto, para aqueles que gostam de sentir novas experiências no paladar, os drinques de cerveja podem oferecer uma mistura de sabores única e bastante original, podendo agradar até o paladar dos mais apegados às tradições cervejeiras.

Não há no mercado cervejeiro nenhuma cerveja que não harmonize com outros ingredientes. Para Joyce Oliveira, da Academia Barbante de Cerveja (empresa que tem como foco a educação e disseminação da cultura cervejeira no Brasil), "em toda sua variedade de estilos sempre haverá possibilidades de harmonizar cervejas com ingredientes que a tornem interessante, ou vice-versa".

Portanto, desde que tenha qualidade, qualquer cerveja poderá servir de base para uma bebida especial. Como exemplo, Joyce cita que "as Lambics são ótimas para drinques refrescantes, assim como as bocks são perfeitas para os que aquecem".

Principais drinques de cerveja oferecidos em bares e restaurantes

Boas cervejas, licores de qualidade, champanhe, frutas e muito gelo compõe os principais drinques oferecidos por bares e restaurantes. Com esses ingredientes, impossível não ficar bom, não é?

A experiência é indicada principalmente para os dias mais quentes do ano e as principais apostas são:

GOLD VELVET: a cerveja Pilsen é a preferência nacional de brasileiros e está presente também em ótimos drinques. Um deles é o Gold Velvet, perfeito para os dias mais quentes do ano. Ele leva champanhe, a adorada cerveja pilsen e suco de abacaxi. O segredo está na qualidade da pilsen escolhida.

HAPPY MITCH: proveniente do México, o Happy Mitch é um drinque que segue tradição daquele país, recebendo uma boa dose picante em sua composição. É preparado com suco de limão, molho tabasco, cerveja, gelo e cubinhos de melancia bem gelados, dando à bebida aquele gostinho e frescor a mais.

SHOCK ME: ideal para os amantes de uma bebida bem forte. Essa, inclusive, lembra mais um shot do que um coquetel ou drinque. Sua receita conta com a cerveja tipo Brown Ale, uma dose de Bourbon e o licor Southern Comfort.

LAMBIC SANGRIA: tendo como base a framboesa, esse drinque apresenta sabor refrescante e adocicado. Mas se engana quem pensa que é apenas a fruta que vai dentro do copo. Para a preparação é utilizada uma Fruit Lambic muito especial chamada Xtreme Framboise. Além dessa deliciosa cerveja, ele é feito com um pouco de Lillet Blanc (aperitivo licoroso à base de vinhos selecionados) e cerveja Hoegaarden, muito conhecida e consumida na Europa. Para finalizar, fatias de laranja e muito gelo dão um toque final todo especial!

BEER CAIPIRINHA: no exterior, a caipirinha é sinônimo de Brasil. No Brasil a cerveja é a bebida preferida. Que tal misturar esses dois ícones nacionais para criar um drinque refrescante e delicioso? Em sua composição a caipirinha de cerveja apresenta cerveja pilsen, vodca e limão. A sua preparação é idêntica à preparação da famosa caipirinha brasileira. Impossível não ficar bom quando servido bem gelado.

E para dias frios? Existem drinques?

O verdadeiro amante da boa cerveja sabe que há variedades dessa bebida que são feitas especialmente para dias frios. Os drinques de cerveja, é claro, não ficam de fora. Joyce brinca que há receitas para todas as ocasiões de consumo, calor, frio, chuva, pôr do sol, praia, comemoração ou uma boa música. "O bom drinque dependerá da criatividade do mixologista e dos ingredientes que ele tem a mão".

Dentre os drinques para dias frios, temos o Black Velvet. Diferentemente da maioria dos outros, esse é preparado com uma cerveja de inverno. Para quem não conhece o termo, esse tipo é aquele que prioritariamente deve ser servido em temperaturas mais amenas que variam de 6 a 12ºC sendo o par perfeito para um dia frio. O Black Velvet é feito com uma parte de Prosecco e duas partes de cerveja Stout.

Drinques de cerveja ajudando na lucratividade do estabelecimento

Além de deliciosos, refrescantes e com sabores diferenciados ao degustador, os drinques com cerveja podem ser grandes aliados de bares e restaurantes, proporcionando uma experiência única ao cliente e valor a mais ao dono do estabelecimento.

A especialista da Academia Barbante de Cerveja, cita a onda das bebidas customizadas, criadas de acordo com o gosto de cada freguês. “Já que o ponto de partida é a harmonia entre os ingredientes, deve-se utilizar o máximo de ingredientes frescos/naturais, valorizando sempre as cores e texturas e ressaltando os sabores em equilíbrio e criatividade”.

Citando a lucratividade do estabelecimento, Joyce diz que os drinques com cerveja são bebidas de caráter inclusivo, consideradas tendência de consumo que seguem o “beba menos, beba melhor”.

Para finalizar a especialista diz que os coquetéis de cerveja agregam valor devido à “experiência do profissional”, do chamado “feito na hora” e “exclusivo para o consumidor”, e isso significa que o cliente pagará mais em troca da experiência diferenciada. Os restaurantes e bares agradecem!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar