Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

jul-cafe nitro

Tirado igual chope, café com nitrogênio começa a ser vendido no Brasil

Café servido em lata é realidade em alguns países. Porém tirado em torneiras, como chope, para ser consumido em copo de cerveja preta, igual ao da foto, poderia ser pura imaginação, não fossem empresas investindo na inovação. Uma cafeteria de Nova York (Estados Unidos) começou a infundir nitrogênio na receita composta por água filtrada e grãos de café peruano. O produto mais denso do que o café comum é 80% menos ácido e tem 1,5 vez mais cafeína do que uma dose de expresso.

A técnica consiste em moer o grão e, em água fria, ser deixado em infusão prolongada entre 10 e 18 horas, explica o integrante do coletivo Isso é Café, Raphael Sousa. Especialista no assunto, ele começou a produzir a bebida e está comercializando para estabelecimentos de São Paulo (SP), em sistema de torneira e em latas. A bebida é enlatada logo após ter sido produzida, o mais fresco possível, e na lata recebe nitrogênio.

No Brasil, Sousa comenta que o projeto do café nitrogenado começou sem muitas referências. Foram selecionados amostras para análise de viabilidade da receita, feita uma seleção da torra, criado o blend e, finalmente, chegou-se à receita. A estimativa é que uma taça de 190 ml custe R$ 9.

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar