Fispal Foodservice faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

programa de fidelidade.jpg

Tudo para fazer um programa de fidelidade no food service

Veja como desenvolver um programa de fidelidade que gere mais vantagem competitiva para o seu estabelecimento!

Implementar um programa de fidelidade de clientes no food service faz toda a diferença para o crescimento do negócio. Afinal, clientes satisfeitos retornam com mais frequência ao estabelecimento.

Em um mercado altamente concorrido como o de food service, inclusive, um bom programa de fidelidade pode se tornar um poderoso diferencial em relação aos concorrentes. Afinal, é cada mais comum que as qualidades dos produtos e do atendimento se equiparem, aumentando a importância das conexões geradas com os clientes.

Mas como implementar um bom programa de fidelidade em seu estabelecimento? Veja as dicas que separamos a seguir!

A importância do programa de fidelidade no food service

"Quando o tema é fidelização, o gestor de um negócio de alimentação precisa sempre entender que ele tem que suprir uma dor ou um desejo do seu cliente. Partindo disso, eu crio ações que mantenham esses dois sentimentos sendo supridos pelo meu serviço/ produto. E, para fazer isso com maestria, é fundamental focar na experiência do seu consumidor", recomenda Matheus Lessa, embaixador da Fispal Food Service e especialista em Negócios Gastronômicos.

Com tantos bares, restaurantes e cafeterias, só consegue conquistar o sucesso aquele empreendedor que sabe gerar experiências incríveis aos clientes e garantir com que eles voltem dia após dia.

No entanto, Lessa chama atenção para o fato de que um programa de fidelidade vai muito além de preencher um cartão para oferecer cortesias aos clientes ou distribuir brindes. "O seu cliente quer e precisa ser surpreendido, e isso vai fazer ele retornar ao seu negócio várias e várias vezes".

Como fidelizar clientes?

Um bom programa de fidelidade no food service precisa fazer sentido para o seu perfil de cliente e entregar algo que ele considere como de valor. Para definir este atributo tão subjetivo, Lessa recomenda que você parta do entendimento daquilo que o seu cliente só encontra no seu estabelecimento.

"Isso pode ser desde um ambiente único, um modo de servir, uma apresentação de um  prato ou até um sabor que talvez que faça ele se sentir especial e que ele não consiga comparar com nada que já tenha vivido ou experimentado", completa.

Além disso, Lessa recomenda que você acompanhe a jornada do seu cliente. Ou seja, todo o processo pelo qual ele passa desde decidir entrar no seu restaurante até o momento de pagar a conta e ir embora. "Quando você estudar profundamente esse processo, vai começar a mapear onde você pode criar um diferencial que mexa com a emoção do seu cliente".

Além disso, o especialistas dá duas dicas para a criação de um bom programa de fidelidade:

1. Use o poder das redes sociais

Canais como Facebook ou Instagram são poderosos para construir um relacionamento mais próximo com os clientes.

"Conte histórias de como você se preocupa em proporcionar para ele uma experiência única. Por exemplo: você sabia que o tomate que usamos no nosso molho é 100% orgânico e é cultivado numa horta aqui no fundo do nosso restaurante? Todos os dias, é feita uma seleção e os tomates são higienizados e picados até se transformarem no nosso maravilhoso molho, que compõe as nossas pizzas, lasanhas, panquecas", exemplifica.

De acordo com Lessa, as pessoas querem e precisam de uma causa para acreditar. "E se nós, donos de negócios, não soubermos como fazer isso, estaremos perdendo uma grande oportunidade de nos conectarmos com nossos clientes".

2. Envolva os clientes nas ações

A segunda dica de Lessa para um programa de fidelidade de alto impacto é envolver o cliente e trazê-lo para atividades dentro do estabelecimento.

"Dê uma aula de presente para os clientes mais frequentes. Eles vão participar de todo processo de criação de uma pizza, desde a massa até a passagem pelo molho, por exemplo. Eu já vi casos de clientes que choraram de emoção no final da experiência, contanto o quanto foi engrandecedor para eles ter entendido o trabalho, o carinho e todo processo que uma pizza passa até chegar na mesa".

É possível levar o programa de fidelidade no food service a outros patamares e, assim, verdadeiramente envolver o cliente com o estabelecimento.

"Eu acredito que a fidelização é um processo natural, que precisa ser trabalhado pelo seu marketing para mostrar a sua diferenciação e, depois, ser confirmado pela experiência que você vai proporcionar a esse cliente quando estiver dentro do restaurante", completa Lessa.

Como resultado, você verá um aumento na recorrência dos clientes fidelizados e, claro, uma previsibilidade de faturamento e crescimento muito maiores!

Ocultar comentários

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar