Gestão

Mercado de alimentação fora do lar deve ter cuidados com higiene e limpeza

O mercado de alimentação fora do lar tem uma participação importante no dia a dia dos brasileiros. Segundo pesquisa da Abrasel, 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora do lar. Para oferecer mais qualidade no cardápio e atrair mais clientes, é fundamental ter cuidados com higiene e limpeza.

Em locais onde há a manipulação de alimentos, os cuidados com higiene e limpeza devem ser redobrados, evitando contaminações. Além disso, cuidar para que todo o salão esteja em perfeitas condições para seu cliente torna seu estabelecimento mais atrativo, aumentando suas vendas.

Conversamos com Carlos Eduardo Panzarin de Castro Mello, diretor de conteúdo técnico da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), que respondeu algumas questões sobre o tema. Confira agora!

Materiais essenciais para uma boa limpeza da cozinha profissional

“Recomenda-se para a cozinha profissional a utilização de produtos cáusticos para total eficiência na eliminação de resíduos e micro-organismos em coifas, paredes e pisos. No fogão, chapa e fritadeira, recomenda-se produto alcalino para eliminar gorduras carbonizadas. Já em superfícies, utensílios e panelas, pode-se utilizar produto com pH neutro (detergente) para eliminar gorduras leves. Já para a desinfecção do ambiente, use um produto clorado (hipoclorito de sódio diluído) e, para as mãos, produtos à base de amônia, álcool 70%”.

Produtos que devem ser evitados

“Recomendamos evitar o uso de multiusos e produtos com odores, impedindo contaminação nos alimentos. Não utilize também misturas caseiras, pois a proporção nunca será a mesma de um produto profissional. Além disso, deve-se sempre obedecer às orientações do fabricante quanto à indicação, diluição e EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) necessários aos operadores”.

Cuidados com higiene e limpeza

“A limpeza destes estabelecimentos é uma premissa fundamental para o bem-estar dos consumidores. Por isso, os gestores de restaurantes devem estar atentos na escolha de materiais laváveis como inox, pisos e paredes com revestimentos claros. Outro ponto é não acumular louças, pois a contaminação de micro-organismos é certa.

Ao investir em produtos químicos profissionais concentrados, o rendimento é muito maior, gerando uma ótima relação custo X benefício. Outra dica é fazer uso de diluidores, que garantem proporções corretas na utilização dos produtos e mais segurança na manipulação”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *