Gestão

Venda de comida pronta é oportunidade de negócio. Veja como investir

marmita-congelada

O mercado de marmita congelada vem crescendo no Brasil. De acordo com a Receita Federal e o Portal do Empreendedor, de 2014 a 2017, a atividade passou do nono lugar para o sexto lugar. Isso significa um crescimento de 22,5% no período.

Segundo o Sebrae de São Paulo, são aproximadamente 172 mil microempreendedores individuais registrados nesta atividade, que inclui a preparação de refeições ou pratos cozidos e congelados, entregues ou servidos em domicílios.

Portanto, se você quer inovar em seu restaurante ou em sua padaria e investir no mercado de marmita congelada, preste atenção em nosso post! Nele, daremos algumas dicas de como ter um bom controle de qualidade, um cardápio atrativo e variado, ideias de criação de preço e também falaremos sobre a importância do delivery.

1. Tenha um controle de qualidade

De acordo com a consultora e nutricionista Cinthia Azeredo, antes de pensar em cozinhar é preciso planejar, pois toda execução planejada é bem feita e tem um controle de qualidade. Portanto, é preciso tirar um dia para montar o cardápio da semana e comprar os itens que precisa.

“Você pode fazer tudo no mesmo dia, mas o mais recomendado é antecipar o trabalho para que não sobrecarregue a rotina do seu restaurante ou padaria, pois sabemos que preparar a comida é muito cansativo”, enfatiza.

Segundo a profissional, caso o empreendedor queira preparar uma marmita com saladas, é importante lembrar que quanto mais o alimento for fresco, melhor!

Uma boa dica da consultora é ter uma horta no próprio local de trabalho. Se não tiver como plantar as hortaliças no chão, pode pensar em uma horta vertical, feita com garrafas pet.

2. Monte um cardápio atrativo

Cinthia orienta que dá para preparar quantos tipos de cardápio quiser, tudo depende do ânimo para cozinhar. Mas o ideal é oferecer ao cliente pelo menos duas opções distintas de marmita.

“Uma boa sugestão para o mercado de marmita congelada é pensar em um cardápio saudável. Você pode preparar dois cardápios saudáveis respeitando a seguinte regra: 2 tipos de saladas, 1 proteína animal, 1 carboidrato e uma leguminosa. O que vale é a criatividade para montar um menu saboroso, que pode ser: alface americana e cenoura, carne bovina magra, arroz integral e feijão preto”, explica.

Como a marmita é congelada, o ideal é evitar o uso de leite e derivados, como creme de leite, maionese e iogurte. A consultora afirma que esses alimentos têm menos durabilidade depois de congelados e podem “coalhar” logo, ou seja, estragar a comida. Também deve evitar o ovo cru e cozido.

3. Ofereça o produto com um preço justo

É preciso pensar no preço justo para o produto. Você pode, por exemplo, vender a marmita a R$ 20,00 e pensar em fazer promoções para os clientes, como quem gosta de comida mais saudável ou para quem é solteiro. Pense em pacotes promocionais, essa é uma das formas de faturar ainda mais com o mercado de marmita congelada.

4. Invista no delivery

Você pode lucrar ainda mais no mercado de marmita congelada investindo no delivery. Para Cinthia, a entrega é sinônimo de sucesso para o negócio. De acordo com a nutricionista, o motoboy precisa ser rápido e econômico. Também é necessário cobrar um frete á parte.

Outra dica é cada dia da semana direcionar o motoboy para uma região da cidade. Para isso, basta o restaurante ou a padaria divulgar em suas redes sociais, de véspera, o dia que estará fazendo entregas naquela determinada região. Essa também é uma maneira inteligente de faturar com o mercado de marmita congelada.

5. Escolha as melhores embalagens

É importante ter cuidado com o armazenamento do alimento. Para isso, opte pela embalagem que protege a comida. O pote ideal é aquele que fecha e lacra bem os alimentos, mas que é fácil de abrir.

Escolha potes plásticos que não amassam facilmente e que podem ficar mais tempo no freezer. Também não se esqueça de verificar se essas embalagens são higiênicas.

O mercado de marmita congelada chegou para ficar. As marmitas fazem parte do dia a dia de quem não têm tempo para preparar a sua comida. Pense no melhor cardápio e invista no negócio!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *