• Fispal Food Service is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

O melhor do chopp: como receber, armazenar e servir

O chopp é uma das bebidas favoritas do brasileiro. E para garantir sua qualidade é preciso atenção ao processo de recebimento, armazenamento e até capacidade de servir ao cliente.

Antes de comprar seu chopp, é preciso compreender que essa bebida deve estar sempre protegida contra a ação da luz solar. Garanta que ele seja transportado não somente em veículos fechados e que isolam a ação do sol, mas também em barris que protegem a bebida.

Seu chopp não precisa chegar, necessariamente, ao estabelecimento em carros refrigerados, entretanto, caso a bebida chegue gelada para você, garanta que será capaz de mantê-la na mesma temperatura até a hora de servir – dessa maneira, não se prejudica o sabor e aroma do chopp ao fazê-lo passar por uma grande oscilação de temperatura.

Vale a pena reforçar também que os barris de chopp devem, sempre que possível, ser carregados com a ajuda de alças e jamais por meio de métodos de rolamento no chão – o que pode prejudicar a química do produto.

Na choperia Pinguim de Ribeirão Preto, por exemplo é assim. “Os chopps chegam logo cedo e ficam armazenados em câmara fria até o dia seguinte, para descansarem e serem bem servidos”, informa o assessor de imprensa do estabelecimento, Adair Silva.

Como armazenar o chopp após o recebimento?

Da mesma maneira que é preciso cuidado com o chopp durante o transporte da bebida, o armazenamento demanda a aplicação de conceitos similares, praticamente repetindo o processo realizado na chegada do mesmo até o seu estabelecimento.

Armazene seu chopp em um ambiente fechado, com temperatura controlada e, é claro, longe da luz solar. Vale reforçar que chopp tem validade curta, exatamente por não serem pasteurizados como as cervejas. Após seu recebimento, é necessário consumi-lo em até, no máximo, 11 dias. Após aberto, o consumo deve ser mais rápido, em até dois dias, no máximo.

Como tirar um bom chopp?

Especialistas podem divagar sobre as melhores técnicas de tirar um bom chopp, entretanto, existem algumas regras básicas que devem ser aplicadas em qualquer situação, para garantir uma boa experiência ao consumir essa bebida.

Se você faz o uso de uma chopeira, a melhor técnica para retirar a bebida é encostar a tulipa, ou copo de sua preferência, bem inclinado no bico da torneira, permitindo que ela corra de maneira bem lenta pelas paredes do copo, aumentando lentamente o volume de líquido de acordo com a velocidade que você endireita o copo.

Para finalizar com um bom colarinho, deixe o copo reto e feche a torneira, para que forme a saborosa espuma que, vale a pena frisar, faz parte da construção do sabor e aroma da bebida.

A temperatura do chopp a ser servido depende de dois fatores importantes: do estilo da bebida a ser comercializada e, especialmente, do gosto do cliente ao consumi-la. Existem pessoas que preferem consumir o chopp sempre estupidamente gelado, independentemente se ele é mais forte, mais lupulado ou até mais defumado.

Entretanto, especialistas afirmam que chopps mais fortes, seja no aroma como no sabor, podem ser consumidos em temperaturas mais altas, para se apreciar melhor suas características.

Trabalhar com chopp em seu estabelecimento é uma atividade que demanda cuidado e atenção de toda a sua equipe, entretanto, é extremamente prazeroso e, é claro, lucrativo para sua casa. Como você trabalha com essa bebida? Conte para a gente e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

1 comentário

  1. Trabalho com chopp mantenho meus barril em freezer na temperatura conserva mas estão espumando após dois dias aberto e oque estão lacrado quando abri antes de chegar no meio espuma qual temperatura manter os barril após aberto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *