Marketing

Como fazer um plano de negócio para restaurante

Um plano de negócios para restaurante é importante para qualquer empreendedor. Não importa se você ainda vai abrir o seu negócio ou se está há muito tempo no mercado.

Essa ferramenta é importante porque trata de um documento que descreverá todos os detalhes do seu empreendimento, desde sua abertura e seu desenvolvimento, contendo todas as etapas que você deve seguir para ter bons resultados com a empresa.

No entanto, você realmente sabe como pensar no plano de negócio para restaurante? Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender o assunto. Você vai aprender o que é o plano de negócio, qual é a sua importância e como fazê-lo. Ficou interessado no tema? Acompanhe a leitura!

O que é o plano de negócio para restaurante?

De acordo com o coordenador dos cursos de Marketing, Técnico de Marketing e Gestão Comercial da Universidade Anhembi Morumbi, professor e doutor Moacir Bernardo, o plano de negócio é como um mapa que contribui para que as pessoas tenham um norte em seus empreendimentos.

Segundo o professor, para desenvolver este mapa é fundamental que haja um bom diagnóstico do ambiente, pois isto permitirá que o empreendedor faça opções mais ágeis, utilize atalhos, analise e usufrua de tendências e até evite eventuais problemas mercadológicos.

Qual é a importância do plano de negócio?

De  acordo com Bernardo, o plano de negócio para restaurante é fundamental tanto para quem está começando um empreendimento quanto para quem está no mercado há mais tempo.

“Para as empresas consolidadas, o plano de negócio contribui aperfeiçoando os caminhos e as decisões tomadas anteriormente, e também ajuda a corrigir o curso na medida em que as novas “ondas” do mercado surgem”, afirma o professor.

Já para quem está começando, Bernardo diz que mesmo que não seja um plano de negócio formalizado e rico em detalhes, também é importante. Segundo ele, é melhor um mapa que pode ser aperfeiçoado do que o empreendedor ficar às cegas num mar de transformações macro e micro ambientais.

Como fazer um plano de negócio?

De acordo com Bernardo, existem inúmeros modelos para o desenvolvimento de um plano de negócios para restaurante. Segundo o professor, há modelos simples, como por exemplo, o Modelo Canvas e também o Modelo da Startup Enxuta.

“Ambos trazem apresentações gráficas mais fáceis de serem visualizadas e seguidas. Mas também existem modelos mais robustos que seguem por exemplo, a escola do posicionamento da qual Porter é um dos principais teóricos”, explica.

Segundo o professor, neste outro formato, apresenta-se um volume maior de informações que abrangem desde o diagnóstico mercadológico, cenários possíveis até projeções financeiras em detalhes.

Moacir explica ainda que atualmente, com as Startups e as inovações disruptivas, há quem questione os planos mais robustos, pois a dinâmica do mercado que se transforma a todo o momento, não permite que o plano de negócio para restaurante seja engessado e lento.

“A ordem do dia é utilizar os instrumentos mais ágeis que contribuem com o monitoramento, a análise e a tomada de decisão. Parafraseando o poeta, o modelo que possa ser realizado, tudo ao mesmo tempo agora”, finaliza.

4 Comentários

  1. Como empresário de uma pequena empresa, tenho grande interesse em receber informações de novidades no setor de alimentação direcionado a alimentação coletiva, por isso, gostaria de receber todas as novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *