• Fispal Food Service is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Qual a melhor estrutura de ponto comercial para alimentação fora do lar?

O mercado de alimentação fora do lar tem se mostrado um ambiente propício ao desenvolvimento e chegada de novos negócios e ideias. É importante lembrarmos que essa abertura e ambiente, além de significar para muitos a realização de um sonho, pode ser o início de um pesadelo caso você comece um empreendimento de maneira errada. Por isso, não existe a menor possibilidade de abrir um negócio sem cumprir com todas as normas vigentes de um ponto comercial para alimentação fora do lar.

Entretanto, a melhor dica é estabelecer, antes mesmo de abrir qualquer empreendimento, um plano e um cronograma para que você tenha todas as permissões e licenças necessárias, ou para que todos os pontos fracos do local e do comércio sejam remediados.

Lembre-se que o negócio pode ser, no primeiro momento, um point de parada obrigatório para todos que passam ou frequentam determinada região, mas também pode se tornar um local esquecido em meio a uma imensidão de lojas e espaços comerciais.

Para que você acerte na escolha do seu ponto comercial, e aqui não importa se é um restaurante, sorveteria, pizzaria ou cafeteria, é preciso ter planejamento, organização e uma boa estrutura.

Tudo isso, somado a um bom serviço, são pontos positivos para você como empresário. Pois então, para você que deseja o melhor ponto comercial para a alimentação fora do lar, preparamos este post com várias dicas sobre o assunto. Confira!

Encontrando um ponto comercial para alimentação fora do lar

1. Faça um estudo de viabilidade

Antes de começar qualquer negócio, você deve fazer um estudo de viabilidade. Com isso, você amplia as chances de sucesso do seu empreendimento.

“O estudo analisa o ponto comercial para alimentação fora do lar e tudo ao seu redor. Após esse processo, você pode pensar nas instalações adequadas para o funcionamento do seu negócio, como: cozinha, balcão, estufa, gaiola do caixa, mesas e outros. Em algumas cidades, há regras específicas até mesmo para banheiros, entradas e fachadas”, explica o diretor da Guersola Consultoria, Adalberto Santos.

2. Realize uma análise SWOT

Considere todos os aspectos fortes e fracos de cada ponto comercial para alimentação fora do lar. Avalie ao mesmo tempo o potencial, além de considerar os gastos iniciais na adequação do lugar, os custos fixos como aluguel do imóvel e do ponto, entre outros.

“Não se esqueça de checar os impostos e as taxas. Por isso, faça um check list das condições do imóvel em termos de permissões, licenças e alvarás. Também é válida uma pesquisa de custo médio de água, luz e impostos”, orienta Santos.

3. Observe as exigências legais

Muitos empresários, na estruturação do seu negócio, se esquecem das exigências legais, e isso, traz prejuízos, como multas. O empreendedor do mundo food service deve ter conhecimento e controle de tudo para garantir a saúde do seu negócio, além da correção do ponto de vista legal e moral.

“O Sebrae é uma excelente fonte de pesquisa. Nele, você encontra uma relação completa de tudo o que é preciso saber para não falhar na empreitada de estrutura e abertura de qualquer empresa.

O empresário deve ficar de olho no registro do seu empreendimento, na Junta Comercial da cidade; registro da empresa no CNPJ; autorização junto a Secretaria de Estado da Fazenda para a impressão de notas fiscais; autenticação de livros fiscais e cumprimento de outros requisitos que possam ser exigidos pela prefeitura, sob a qual o empreendimento foi inscrito”, lembra  o especialista.

4. Encontre a estrutura ideal

Para  encontrar o melhor ponto comercial para a alimentação fora do lar, você deve pensar no plano de negócio como um verdadeiro instrumento do retrato do mercado, produto e atitudes.

Também é importante pensar no que traz mais segurança para quem deseja iniciar uma empresa com maiores condições e êxito ou mesmo ampliar ou promover as inovações do seu empreendimento.

5. Questione sobre seu próprio negócio

Antes de escolher o melhor ponto comercial para alimentação fora do lar, Adalberto orienta que o empreendedor deve fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são os passos para abrir um ponto comercial para alimentação fora do lar?
  • O que devo fazer?
  • Devo alugar ou comprar o espaço?
  • Faço uma reforma?
  • Contrato um arquiteto, que seja do segmento?

6. Acerte na escolha do seu ponto comercial

No caso de um quiosque, analise o estudo de viabilidade do ponto comercial para alimentação fora do lar. Neste estudo, você conseguirá identificar o perfil do seu público, que tipo de padrão de negócio melhor irá te atender.

Já em relação ao ponto comercial para alimentação fora do lar localizado no shopping, o consultor enfatiza que segundo o Sebrae, é preciso  pensar  nas seguintes questões, na hora de escolher o melhor ponto para o comércio de alimentação fora do lar neste tipo de espaço:

  • A loja é acessível aos clientes?
  • O local favorece a venda por impulso? Mesmo sem intenção de compra, os clientes sentem-se estimulados a comprar apenas ao ver o produto?
  • Qual o fluxo de pedestres no local?
  • A área em questão concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
  • O estacionamento é necessário?
  • O público-alvo tem acesso garantido à loja?
  • Como é o nível de ruído?
  • Quais as condições de higiene e de segurança?
  • Quanto vou gastar para manter minha empresa funcionando?

Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma dúvida sobre ponto comercial para alimentação fora do lar? Escreva para gente nos comentários!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *