Café

Saiba como a venda de café gourmet pode aumentar seu lucro!

Um levantamento realizado pela Euromonitor International, encomendado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) revelou um aumento de 25% no consumo brasileiro de cafés especiais. A projeção da pesquisa é que até 2021, o consumo desse tipo de café no Brasil chegue a 1,063 milhão de sacas. Para você ter ideia, hoje existem no País mais de 13 mil cafeterias. No entanto, a venda de café gourmet ainda é um desafio para muitos empreendedores.

A pesquisa da conseguiu identificar que há dois tipos de consumidores para este mercado. O grupo coffee lovers, que frequenta as cafeterias, faz o café em casa, usa acessórios e compra cafés especiais para seu próprio consumo e um segundo grupo, que aprecia o café de maior valor agregado, porém compra no varejo (geralmente em empórios com produtos diferenciados) e em cápsulas, devido a conveniência e preparação rápida.

A venda de café gourmet pode ser um negócio bem lucrativo. E para que você saiba mais sobre o tema, preparamos este post.

Aqui você também vai aprender quais os tipos de café gourmet que podem aumentar suas vendas. Confira:

Como a venda de café gourmet pode agregar valor à cafeteria

Para o Chef da A Torta Fit, Guilherme Boteghim, a melhor maneira de agregar valor à cafeteria é buscar os melhores grãos de café de um plantio orgânico. Segundo o chef, isso pode agregar muito valor real, não só em relação aos valores do produto oferecido, mas também no sabor da bebida.

De acordo com Boteghim, o proprietário da cafeteria deve dar prioridade aos cafés que possuem o selo de produtos orgânicos. Também há vários tipos de café gourmet, como você pode ver a seguir:

Café Bourbon

Essa é uma variedade da planta arábica. Esse café possui um aroma intenso, suave, sabor adocicado e textura achocolatada. Por essas propriedades, esse grão é considerado um dos melhores para a produção de cafés gourmet e é muito apreciado no exterior.

Café Catuaí

Outra variedade da planta arábica é o Catuaí. Ele proporciona um café leve e suave. Outra característica é uma acidez média que pode ser apreciado com açúcar. Esse tipo de café é muito cultivado no Brasil.

Café Kona

Esse é um grão cultivado na região do Havaí. O Café Kona é considerado um dos melhores cafés gourmet do mundo por possuir excelente sabor e qualidade.

Café Acaiá

É um café mais suave, possui sabor achocolatado, acidez média e com marcas aromáticas que lembram frutas.

Qual a principal característica do café gourmet?

Segundo Guilherme, o café gourmet é puro. “É o tipo de café que não tem adição de substância para a aceleração da maturação do fruto. É uma bebida que leva a essência e o verdadeiro sabor do café”, afirma.

Como sugerir o consumo desses cafés?

Para quem deseja investir na venda do café gourmet, o chef orienta que a melhor maneira de saborear um bom café é em natura. “Para saborear um bom café gourmet é em natura e sem adição de nenhum açúcar ou adoçante”, enfatiza.

O especialista explica que também é possível adicionar o café gourmet em receitas como uma torta brownie com café.

Quanto a venda de café gourmet pode aumentar o faturamento?

Boteghim não revela quanto exatamente o café gourmet pode aumentar o faturamento de uma cafeteria. No entanto, ele enfatiza que a qualidade, a forma de cultivo e o preparo desse café podem aumentar significativamente o lucro do estabelecimento pelo simples fato da bebida ser de excelente qualidade.

Agora que você conheceu um pouco sobre os tipos desse café especial, que tal investir na venda de café gourmet? Pense nisso e aumente seu faturamento!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *