• Fispal Food Service is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Localização de estabelecimento é decisivo para o sucesso. Entenda

O mercado para bares e restaurantes no Brasil sempre foi bastante promissor, com margens de lucros até 8% maiores do que outros negócios mais tradicionais, como prestação de serviços e varejo.

No entanto, com o aumento do poder aquisitivo da população e o ecossistema muito mais propício aos empreendedores, desde 2012 este mercado tem presenciado uma concorrência cada vez mais acirrada.

Embora, numa visão esse cenário seja bom para a economia do País, para os empreendedores que se aventuram no segmento de alimentação fora do lar isso significa uma dificuldade muito maior em se destacar e ter sucesso como negócio.

Para se ter ideia, metade dos novos restaurantes e bares do Brasil fecham antes de completar dois anos de existência. Sabendo disso, hoje iremos ensinar como acertar em um dos principais aspectos que contribuem para o sucesso ou fracasso de bares e restaurantes: a localização.

Como deixa claro Karyna Ramalho, consultora do Sebrae:

“A localização do bar ou restaurante é decisivo para o sucesso do negócio, sendo tão importante quanto a qualidade da comida e do atendimento.”

Considerações sobre a localização do seu negócio

Antes de ler a lista que preparamos com os principais passos para acertar na escolha da localização do seu bar ou restaurante, é importante levar em consideração que nenhum negócio de alimentação fora do lar é igual ao outro e, o que funciona muito bem para um bar, não irá necessariamente funcionar bem para um restaurante.

Se você for investir em um restaurante típico, por exemplo, pode ser mais interessante escolher um local menos movimentado, mas com ótimo acesso de veículos (incluindo estacionamento) e numa região mais nobre da cidade.

Caso opte por investir num bar, com música ao vivo e aspecto mais descontraído, escolher uma região mais movimentada (não necessariamente nobre) e com fluxo de pessoas a pé pode ser muito mais interessante. O mesmo vale para fast food, food trucks, restaurantes a quilo. Todo negócio de alimentação fora do lar é único e deve se adaptar ao público que você quer atrair.

Como escolher o melhor lugar para abrir um bar ou restaurante?

Com essas considerações em mente, siga os passos a seguir – preferencialmente na ordem apresentada – e aumente as suas chances de ter sucesso num mercado cada vez mais competitivo.

1. Conheça o seu consumidor

Pode parecer um absurdo, mas tem muita gente por aí abrindo restaurantes ou bares em lugares aleatórios, sem conhecer exatamente qual o público que circula por aquela localização e, principalmente, quais são as suas preferências em termos de alimentação e entretenimento.

Por isso, antes de comparar os preços dos aluguéis e escolher pelo mais em conta, busque entender o perfil do seu consumidor como a palma da sua mão.

Em quais ocasiões seu público-alvo costuma consumir o tipo de alimentação que você quer oferecer? Existe um horário em que ele está mais propício a consumir os seus produtos? O que eles valorizam num estabelecimento?

Ao conhecer melhor o seu público-alvo, faça uma lista dos locais em que esse público costuma circular na sua cidade e, só então, comece a procurar os aluguéis com melhor custo-benefício.

2. Negocie o valor do aluguel

Apesar de períodos de recessão econômica apresentarem uma série de desvantagens para negócios de alimentação fora do lar, um ponto positivo para empreendedores é que, como não há tanta demanda por aluguel, a negociação do preço com o proprietário fica muito mais flexível e favorável ao inquilino.

Por isso, não tenha medo de negociar o valor do aluguel.

Argumente que o imóvel certamente irá valorizar com a movimentação que o seu negócio irá proporcionar a ele e procure pagar sempre a vista, dentro dos prazos estabelecidos. Tenha paciência e tenha em mente que o aluguel representará uma grande fatia dos seus custos fixos e, por isso. precisa ser escolhido com cautela.

3. Invista em mídias sociais e aplicativos como o Waze

Seja no momento do lançamento ou depois que o restaurante ou bar estiver em operação, nunca se esqueça de que mais da metade da população brasileira hoje está conectada a pelo menos uma mídia social.

Existem dezenas (talvez centenas) de formas de promover o seu negócio nas mídias sociais, como Facebook e Instagram, mas todas se baseiam no mesmo princípio de criar campanhas criativas, chamativas e direcionados ao  seu público-alvo.

Na dúvida, pode ser interessante contratar uma agência ou um freelancer especializado neste tipo de divulgação.

Outra dica importante é usar aplicativos de trânsito, como o Waze, para criar e direcionar anúncios para as pessoas que transitam nas aproximações do seu bar ou restaurante. Incluir o seu negócio em listas de turismo na internet também pode ser uma boa ideia, principalmente em cidades mais turísticas como Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis e Recife.

4. Analise, faça alterações e analise de novo

Como dizem por aí, tudo o que é analisado pode ser controlado.

Analisar a performance do seu restaurante ou bar segundo os próprios consumidores certamente é a forma mais confiável de colher feedbacks e realizar mudanças que realmente melhorem os resultados do seu negócio.

Atualmente, existem diversas ferramentas para fazer essas análises. Online, você pode pedir uma avaliação (ou até mesmo oferecer um desconto em troca) do seu restaurante no Facebook e Google.

Para as análises offline, ações simples como formulários de “deixe a sua opinião” no caixa e documentação de reclamações e elogios são as estratégias mas recomendadas.

O importante é nunca parar de analisar e melhorar o seu restaurante e/ou bar. Afinal, o mercado está sempre mudando e cabe a você, como empreendedor, acompanhar isso.

Este artigo foi importante para você? Compartilhe nas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *