• Fispal Food Service is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

    This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726.

Gestão

Como ampliar os lucros com blends exclusivos e drinques

Aumentar a quantidade de opções ao cliente é uma estratégia utilizada pelos mais diversos setores para gerar maior valor agregado ao negócio. E com as cafeterias não é diferente. A questão é como diversificar um cardápio de café de um estabelecimento que costuma oferecer apenas o tradicional, para gerar maior valor agregado. “O segredo, claro, é sempre buscar algo que aumente sua porcentagem de ganho, portanto indo para os drinques de café, seja com ou sem álcool”, aconselha Enrico Meloni, diretor da empresa BaresSP Bartenders.

Bebidas alcoólicas com base de café sempre podem ser boas opções para uma carta mais variada, “pois elas aumentam o valor agregado e o valor real do drinque, além de fazer com que o seu cliente, muitas vezes, tome mais do que um.” Mas o conhecimento específico do produto com que se trabalha é essencial. “Sempre falamos para buscar um profissional ou cursos para se especializar, até para poder ter uma assertividade maior na escolha, além de pensar em algumas harmonizações”, continua Meloni.

Atualmente, percebe-se também um interesse pelos chamados café blends, combinações de grãos exclusivas que buscam um sabor único. Portanto, essa também pode ser uma alternativa para quem empreende no ramo. Mas não é tão simples chegar nesses blends, por isso há quem recorra aos já consagrados e disponíveis no mercado. Embora o caminho mais fácil e rápido para encontrar a melhor combinação seja sempre procurar pelo que já está funcionando, tudo depende de qual o objetivo e qual público se pretende atingir

Mas diante da concorrência, tudo isso não é suficiente sem estratégia de negócio bem estabelecida e capacidade de divulgação. “Se destaca quem está mais preparado, dentro de uma estratégia de negócio, e quem sabe mostrar o trabalho que está fazendo, para que tudo o que você busca realmente seja visto”, resume.

Nesse sentido, os empresários também precisam estar atentos ao que acontece no exterior, em busca de inspiração. “Sempre as tendências ajudam e influenciam quem está ligado.” O especialista na área revela, ainda, que uma tendência em alta na Europa são os cafés orgânicos para serem tomados em casa. “É uma das próximas tendências no Brasil”, acredita.

De fato, em uma pesquisa na internet, é possível encontrar exemplos como a empresa italiana Wecoffee, que cria blends exclusivos com variedades de café orgânico de diversas origens, inclusive do Brasil. Já a companhia norte-americana Jim’s Organic Coffee vem se dedicando há 20 anos ao mesmo conceito, de criar produtos exclusivos, apenas com café orgânico, e possui uma alta avaliação por parte de compradores online.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *