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Veja que vender pão gourmet pode aumentar seu faturamento

Em quase toda esquina brasileira nós encontramos uma padaria. E a grande estrela, claro, não poderia deixar de ser o pão. No entanto, vender pão gourmet (artesanal) tornou-se uma tendência das padarias modernas, pois cada vez mais os clientes procuram por produtos frescos e artesanais.

Mas como o pão gourmet pode aumentar o faturamento e não dobrar os custos na fabricação do produto? Descubra tudo no artigo de hoje!

Como vender pão gourmet e aumentar o faturamento da padaria

Para a administradora Renata dos Santos, apostar na qualidade dos produtos é essencial para vender pão gourmet e aumentar o faturamento da padaria. Segundo ela, não basta fazer um bom pão, é preciso usar ingredientes de qualidade e que melhoram o sabor e a percepção do público.

“Você pode usar a farinha integral ou de origem orgânica. Em muitas cidades têm feiras de produtores rurais, então, dá para comprar ovos de galinhas caipira de qualidade. Tudo isso pode atrair os clientes que preferem produtos frescos e feitos com todo o cuidado”, afirma.

Outra dica é manter uma linha de produtos e ter um elemento como o carro-chefe da padaria. A administradora enfatiza que neste caso vale a pena investir em um pão específico. Os profissionais da padaria podem elaborar uma receita saudável e que atraia o interesse dos clientes.

E que tal aumentar o raio de atuação do seu negócio? De acordo com a administradora, pode-se pensar em deslocar um funcionário até as empresas ao redor da padaria para oferecer o produto artesanal.

“Muitas padarias fazem isso. Elas esperam o horário do café da manhã e da tarde, e com um funcionário da sua equipe oferece o produto em escritórios de advocacia, repartições públicas ou até mesmo no comércio em geral. Você deve pensar em aumentar o seu raio de atuação. É uma maneira dos clientes conhecerem o seu produto e ao mesmo tempo você aumentar seu faturamento”, enfatiza.

E a última dica da administradora sobre esse tópico é criar pacotes de produtos. Para ela, os combos podem ter um preço convidativo e assim ajudar a aumentar o faturamento do negócio. Uma boa ideia é oferecer o pão com manteiga na chapa com um café expresso a um preço acessível.

Ou, pensar em promover cestas de pães para datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados. Invista num bom pão francês artesanal, baguete e até mesmo crossaint. A ideia é oferecer um mix de produtos para os clientes.

O que vale mais a pena: fabricar o pão ou comprá-lo de um fornecedor?

Sobre fabricar o pão ou comprá-lo de um fornecedor, a administradora aponta vantagens e desvantagens. Renata diz que se o empreendedor tem um maquinário adequado para a fabricação de pães e um profissional que saiba como fazer o pão gourmet, o ideal é investir na própria equipe.

“Quando você fabrica o pão em sua própria padaria, você conhece todo o processo. Sabe em que condições o produto foi feito e garante essa qualidade ao cliente. Então, por esse lado, penso que é uma vantagem você mesmo investir na produção. Além disso, dá para fazer uma boa pesquisa e procurar por fornecedores dos ingredientes para você vender pão gourmet de qualidade”, ressalta.

Já no caso das padarias que não têm maquinário adequado e funcionários que não sabem fabricar pães gourmet, a administradora orienta que é melhor comprar o produto de um fornecedor.

“Há bons fornecedores no mercado. Penso que se você quer vender pão gourmet, mas não consegue fabricá-lo, você pode pesquisar entre os fornecedores e ver o que oferece um produto com qualidade e de melhor preço. Assim, você investe no produto, mas sem dispor de tanto dinheiro”, orienta.

A administradora orienta ainda que o próprio empreendedor deve analisar as suas finanças e ver o que realmente compensa, mas que produzir o próprio pão é também uma maneira de garantir um produto para atrair o cliente de verdade.

Por que pensar na qualidade do produto?

Quando o proprietário da padaria ou administrador pensa em vender pão gourmet de qualidade, ele mostra ao cliente a atenção que dá aos ingredientes do produto. Renata diz que no caso de comprar um produto do fornecedor, não adianta adquirir um pão gourmet mais barato, mas de origem duvidosa como forma de aumentar a sua margem de lucro.

De acordo com ela, se a padaria oferece um produto ruim, perde a clientela. Portanto, pensar no sabor e na qualidade é o que vai atrair clientes e demais pessoas para o seu negócio.

Então, o segredo para aumentar o faturamento da padaria é adquirir produtos com um bom custo benefício.

Agora que você aprendeu como vender pão gourmet na padaria, que tal pensar em uma estratégia para oferecer o produto aos seus clientes? Ofereça produtos de qualidade e tenha uma padaria de sucesso!

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